Tenho compaixão desta multidão (Mt 15.32)
O Evangelho registra que Jesus, em suas andanças “por todas as cidades e povoados”, ao ver as multidões, tinha compaixão delas “porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9.35-38).
A compaixão é um dos sentimentos mais identificados em Jesus Cristo. Na sua origem, a palavra “compaixão” remete a um movimento interno, profundo, vindo das entranhas e que uma vez experimentado, brota de forma concreta em ação. Jesus deixa-se perturbar por esse sentimento em várias ocasiões: diante das multidões, pelo falecido Lázaro e suas irmãs, pelos cegos, leprosos e outros doentes que Lhe acorriam aflitos. É uma generosidade de espírito que resulta em ajuda ao necessitado.
A compaixão serve de adorno em termos de beleza espiritual.
Quando uma noiva começa a planejar sua cerimônia de casamento, ela considera com muito cuidado como vai ser o seu vestido e quais enfeites que usará. A moça pensa se vai usar véu, se colocará flores no cabelo, o que levará nas mãos, se usará luvas, qual tipo de sapatos calçará. Todos estes acessórios, ou enfeites, ou adornos, são importantes para completar a beleza dela naquele dia único na sua vida. Sem os adornos, a beleza da noiva ficaria incompleta.
Nós devemos usar o adorno da compaixão em nossas vidas.
Jesus teve compaixão em muitas circunstâncias diferentes que servem de modelo para as nossas próprias vidas.
- Necessidades materiais (Mt 15.32). Jesus teve compaixão no caso das necessidades físicas (neste caso, a fome). Ele sentiu esta necessidade do povo que estava sem comer há três dias, e providenciou alimentação para suprir essa necessidade.
- Doença física (Mc 1.41,42). Jesus ficou profundamente compadecido vendo um homem doente de lepra e o curou.
- Doença do espírito (Mc 5.2-20). Jesus viu o sofrimento do homem que estava dominado por espíritos imundos e o restaurou ao juízo perfeito. O versículo 19 nos explica que Jesus fez isto porque teve compaixão.
- Necessidades espirituais (Mc 6.34). Jesus enxergou a grande multidão em termos espirituais e viu que eram como ovelhas sem pastor. Eles não tinham alguém que pudesse mostrar-lhes o caminho. Por isso, Jesus compadeceu-se deles e passou a ensinar-lhes muitas coisas.
- Morte (Lc 7.11-15). Nesse dia Jesus encontrou uma situação realmente triste. Uma viúva estava indo enterrar o seu único filho que havia falecido. "Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!" Naquela mesma hora, pelo poder de Deus, Jesus ressuscitou o jovem morto e o restituiu à mãe. A compaixão moveu Jesus a fazer um maravilhoso milagre.
- Tentações (Hb 4.15,16). O autor de Hebreus nos diz que o nosso sumo sacerdote (Jesus) pode compadecer-se das nossas fraquezas, porque ele mesmo passou por muitas tentações. Ele sabe o que sentimos e as dificuldades que passamos. Ele nos oferece graça para socorro em ocasião oportuna. Podemos observar que em cada uma dessas ocasiões Jesus sentiu a dor, o sofrimento, a necessidade das pessoas e então agiu para ajudá-las.
Em cada situação a nossa compaixão nos leva a agir em benefício daqueles que estão necessitados. Se nos colocarmos (mentalmente) no lugar da pessoa, descobriremos o que podemos fazer para socorrê-la. Jesus disse: "Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mt 7.12). O adorno da compaixão é muito importante para a nossa beleza espiritual. Vamos nos lembrar que um dos fatores que o Senhor usará em nosso julgamento final será a nossa compaixão (ou falta de compaixão).
"Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me. ... sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."Mateus 25.34-36,40
BOM DIA AMIGA todo aquele que traz em seu coração a bondade e a misericórdia para com os pobres os desprovidos da sorte,tem a mão de Cristo abençoando sua vida e seus caminhos,
ResponderExcluirlindo texto,suas posts são abençoadas por Deus
um abraço marlene
Querida amiga Marlene
ResponderExcluirÉ impossivel estarmos insensíveis pelo que está acontecendo neste mundo. Que o nosso espirito esteja revestido da compaixão de Cristo.
Que o Senhor abençõe o seu dia.
Beijos
Julimar
A compaixão é das mais belas virtudes humanas. Revestir-se dela é sentir Amor ao sofredor mantendo a serenidade de quem simplesmente ama e compreende. É estar uno com o Pai em favor da vida. É confiar plenamente no Pai.
ResponderExcluirJUli, um beijo em teu coração!!
Que lindo amiga!!! Deixo beijos... vim te ver viu???
ResponderExcluir