"Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência".Cl 3.12
"vestir" – Deus está dizendo é: quando acordar pela manhã, é necessário vestir-se espiritual e emocionalmente também (quando, pela manhã, você decide o que vestir, deve também se perguntar: "Que tipo de atitude vou escolher hoje? – a Bíblia diz que a delicadeza é uma escolha, você pode escolher vestir todos os dias!"Que é BENIGNIDADE ou DELICADEZA? – amor em ação, algo que se faz.
A qualidade que eu mais admiro numa pessoa é a gentileza. Não me refiro à educação: falar "bom dia", "boa tarde", "obrigada". Isso, embora esquecido por muita gente, é uma questão de civilidade, necessária para convivermos em sociedade. Gentileza é mais que isso. Muito mais.
Educação se recebe, se aprende. Gentileza é algo inerente ao caráter.
Uma pessoa gentil é necessariamente educada. Mas uma pessoa educada pode não ser gentil. Ser gentil é ser nobre, cortês, cavalheiro, generoso. É ser amável, delicado.
Gentileza tem a ver com sentimento, sensibilidade, altruísmo. Uma pessoa gentil se preocupa com o outro, seja ele conhecido ou não. Uma pessoa gentil faz algo para o próximo sem esperar nada em troca, sem segundas intenções. Faz apenas pelo prazer de ver o outro feliz.
Hoje somos muito preocupados com nós mesmos. É um tal de o que EU quero, o que EU sinto, o que EU preciso. Tenho a impressão que vivemos num jogo e que todos os demais são nossos adversários. Esquecemo-nos que não devemos jogar contra os outros, mas em favor de nós mesmos.
Pv 11.17: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo, mas quem pratica a maldade acaba se prejudicando".
Vigie o que você diz às pessoas. Dê apoio com suas palavras – fale com delicadeza (Pv 15.4 diz: "As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis nos desanimam ") – palavras machucam, você pode destruir uma pessoa com o que lhe diz.
Até que ponto você dá apoio aos outros com suas palavras? Você encoraja ou desanima? Edifica ou derruba?
Um teste: se Deus lhe desse um real por cada palavra gentil que dissesse e tirasse outro real por palavra indelicada, você ficaria rico ou pobre?
Gentileza não é fraqueza, nem submissão.
Você não será menor se elogiar um companheiro de trabalho, nem se ajudar um subalterno. Nada disso!
Em tempos de muita informação, de muitos acontecimentos, de tudo ao mesmo tempo agora, permita-se olhar para o outro.
Não subestime o poder da gentileza. Simplesmente, cultive-a!
Gentileza é hábito. Cultiva-se.
Como para todas as coisas que se quer conquistar, atingir, é preciso persistência. Comece com seus familiares, amigos, colegas de trabalho.
Passe, depois, para os desconhecidos. Perceba o quanto a vida deles, mesmo que por alguns instantes, mudará com seus pequenos gestos de gentileza.
Veja o quanto eles ficarão surpreendidos. Quem sabe isso não será o o começo de uma mudança de atitude deles também? Experimente!
Praticar a GENTILEZA é como banho diário, tem que ser todo dia.
Talvez você encontre pessoas indelicadas... estas são as que mais precisam de delicadeza. E precisam em altas doses!
Deus tem sido gentil com você. Se quer que os outros o sejam com você, seja gentil para com elas.
Pv 11.17: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo, mas quem pratica a maldade acaba se prejudicando".
Abra seu coração!
Julimar obrigada querida por eu poder desfrutar desta aula de bondade de caridade benevolencia
ResponderExcluirde tantos sentimentos mais que só trazem harmonia e aleria ao nosso coração,um abraço com carinho,
bjs marlene
Ma-ra-vi-lho-so....Deus te abençoe com mas e mais sabedoria!
ResponderExcluir