domingo, 6 de novembro de 2011

O Jejum Espiritual


O jejum é uma das principais ferramentas para a comunhão com Deus. Mas, o que significa jejum espiritual? É a abstenção de alimento para finalidades espirituais. O objetivo é conduz uma pessoa a plena lucidez espiritual e facilitar a profunda comunhão com Deus. Como prática religiosa, é voluntário, exige pureza de vida e exclui a exibição.

 Para quem é indicado?

1. Para quem tem medo (2 Crônicas 20:3 e 4): Existem muitas coisas na vida que nos provocam medo: desemprego, doenças, fome, pessoas más… O jejum proporciona especial oportunidade para íntima comunhão com Deus. A amizade com Jesus trás paz e segurança ao coração.
2. Para quem está arrependido (1 Samuel 7:6, Jonas 3:5): O arrependimento é obra milagrosa do Espírito Santo. Se o coração encontra-se aflito e há dúvida sobre o perdão divino, faça um jejum. Você terá, na ocasião, espaço ideal para reflexão e leitura da Bíblia. Sendo assim, Deus o fará sentir Seu perdão e promoverá alívio para alma.
3. Para quem busca a conversão (Joel 2:12): Converter-se significa mudar de direção. Deus deseja nos manter sempre em Sua direção. Ao povo de Israel, o Senhor solicitou jejuns para levá-los ao quebrantamento do coração para conduzí-lo a conversão. Faça jejum periodicamente e busque maior comunhão com Deus.
4. Para quem necessita de uma resposta divina (Ester 4:16): A ação de jejuar o colocará numa condição de entrega a Deus e o tornará sensível ao discernir Suas respostas.
5. Para quem deseja humilhar seu coração (Esdras 8:21, Salmos 35:13): O jejum é um excelente antídoto para o orgulho que deseja instalar-se no coração. Por meio dele percebemos que somos completamente dependentes de Deus.
6. Para quem enfrenta forte provação (Mateus 4:1 e 2): Jesus sentia-se fortalecido pelo jejum. Ao enfrentar as terríveis tentações de Satanás, encontrava-se plenamente lúcido. O exemplo de Jesus deve ser seguido. Ao enfrentar tentações ou provações, faça do jejum uma das suas principais armas espirituais.
7. Para quem necessita de libertação (Mateus 17:21): Os anjos maus são insistentes e perspicazes. Só o poder de Deus pode vencê-los. Sendo assim, toda pessoa que busca a Deus em jejum e oração, torna-se capacitada a vencer Seus inimigos.
8. Para quem precisa de poder (Isaías 58:6): O jejum precisa resultar em “poder” para quebrar todas as cadeias do mal e libertar os aflitos de alma.
9. Para quem decidiu entregar-se a Deus (Joel 1:14): O jejum é fundamental para uma vida santa e piedosa diante do Senhor. Todo clamor será ouvido por Deus.
10. Para compreender a Palavra de Deus (Jeremias 36:6): Quando se tem alguma dúvida bíblica, o jejum oferece maior facilidade para o estudo e a iluminação do Espírito Santo. O entendimento será aberto pelo Espírito que o guiará por toda a Verdade.

 Como jejuar?

1. Defina o seu objetivo – Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração.
2. Faça o seu compromisso:
a) Qual será a duração do seu jejum? De meio dia, dia inteiro ou mais…
b) Que tipo de jejum você vai adotar? Com água; com água e sucos; com frutas…
c) Quanto tempo  você dedicará à oração e a Palavra de Deus?
d) De que atividades físicas ou sociais você irá abster-se? Idas a shoppings, TV, Internet…
3. Prepare-se espiritualmente – Peça a Jesus Cristo perdão por todos os seus pecados e clame pelo batismo do Espírito Santo.
4. Avalie sua condição física – Se tiver algum problema de saúde, consulte um médico para saber qual o tipo de jejum ideal para você.
5. Termine o Jejum Gradualmente – Não coma comidas sólidas imediatamente após o jejum. Se você terminar o jejum gradualmente, será melhor para sua saúde.
6. Programe o seu próximo jejum – Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente, também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus.

 O jejum que Deus não aceita:

– Por orgulho ou penitência:  “Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto” (Isaías 58:3 e 4).
– Praticar o jejum para exibir cristianismo, provocar intrigas e visar interesses egoístas, não é aceitável a Deus. O que deveria ser uma bênção, torna-se então uma maldição.
– O jejum não pode tornar-se uma espécie de “justificação pelas obras”, ou seja, “vou jejuar para me salvar”. A salvação vem unicamente pela fé em Cristo Jesus. O jejum deve ser útil apenas como um instrumento de uma busca mais profunda pelo Salvador.
 O Senhor Deus deseja conceder-lhe um vigoroso discernimento espiritual, novas percepções de Sua glória e desenvolver em você a fé incondicional. Faça um plano pessoal de jejum. Você se sentirá física, mental e espiritualmente fortalecido, e todas as suas orações terão respostas.

Manassés Queiroz

Um comentário:

  1. ADOREI SUA EXPLICACOES SOBRE O JEJUM.
    QUE SEU FINAL DE SEMANA SEJA MARAVILHOSO

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger