
Minha querida São Luiz do Paraitinga está debaixo dágua.
Encravada no meio da Serra do Mar, entre as cidade de Taubaté e Ubatuba, a cidade de São Luís do Paraitinga abrigava o maior conjunto arquitetônico tombado do estado de São Paulo.
A história da cidade manifesta-se não somente na arquitetura mas também nas festas tradicionais e no modo de vida caipira.
Esta cidade foi cenário de momentos inesquecíveis vividos nas minhas férias da infancia à juventude.
Belas lembranças que serão guardadas para todo o sempre e que água, vento ou que seja, irá apagar da minha memória.
O amanhecer ouvindo o canto dos pássaros, o mugido vindo do curral, do cantar do galo no terreiro, do cheirinho de café feito no fogão à lenha, a canequinha pronta pra tomar o leite direto da vaca, o sopro do vento no final de tarde, as anedotas contadas à beira do fogão ..., são imagens, são sons, são sensações presentes na minha mente e no meu coração.
Uma magia indescritível vivido junto à pessoas especiais que me são referência de uma vida de luta, honestidade, de amor e respeito a todos.
A acolhido sempre era algo que me fascinava.
O carinho para com todos, a alegria com a nossa chegada e o choro na nossa partida, a mesa farta, a paciência para escutarem as mais diversas conversas, vinda dos mais diferentes cantos. Com um coração sem tamanho, que a todos acolhiam sem distinção de raça, credo ou posição social. Assim eram essas pessoas que construiu a minha infância, minha juventude e pode compartilhar de momentos importantes da minha vida adulta.
A conduta, os costumes e a moral de um povo simples, mas rico em valores e princípios.
Este mesmo cenário hoje está debaixo dágua.
Muita coisa foi perdida e outras serão difíceis de serem resgatadas.
Mas eu acredito na força, na coragem, na alegria desse povo que não deixa esmorecer nas dificuldades e avançam em direção a reconstruir a sua história, pois enquanto houver vida, reconstruir é o que nos compete.
Que Deus lhes dêem a força, a coragem, a fé e a esperança de dias melhores.
Ju amiga,
ResponderExcluirFico muito triste por saber que tua cidade esta assim, destruida pelas aguas da inundacao. E' muito triste ver o que amamos sendo destruido assim, sem que possamos fazer nada!
Espero, ao menos, que nao tenha havido nenhuma vitima fatal...
Deixo-te beijos, e muitas flores... os sorrisos virao depois!
Juli,
ResponderExcluirdoloroso a situação da sua cidade.
Estamos vibrando que tudo ou quase tudo se restabeleça e que não tenha havido vítimas fatais.
Um beijo, de coração!
Que pena! Parece um lugar maravilhoso. Espero que tudo corra bem para esse povo! Beijos.
ResponderExcluirÉ muito triste ver essas coisas destruidas, espero que as pessoas fiquem bem e tenham forças para tocar suas vidas pra frente.
ResponderExcluirBeijos
Lamentavelmente a natureza assume aquilo que o homem lhe subtraiu, e isso traz consequências dolorosas o mais das vezes.
ResponderExcluirO pior de tudo é sabermos que somos responsáveis por tudo que está acontecendo.
ResponderExcluirA interferência humana na natureza teria um preço.
Esta é mais uma tragédia já anunciada!
Linda cidade!
bjs
Gosto muito de São Luis! Há um tempo, costumava frequentar aquele café (não me recordo o nome) ao lado da igreja; muito bacana!
ResponderExcluirConcordo plenamente com o comentário acima; estamos destruindo o planeta... O mais trágico dessa história toda foi a cidade haver inundado sem que chuva torrencial tivesse caído sobre ela! Isto para vermos tamanho desequilíbrio...
Torçamos para que as famílias se reergam!
Apesar de tudo, um excelente ano a todos nós!
Aproveito para recomendar o blog: www.seteramos.blogspot.com lá você encontra um excelente texto em homenagem a Grabriela Mistral. Vale a pena ler.
ResponderExcluirJuli
ResponderExcluirte ofereço, com carinho, o selo "Este blog é uma maravilha!"
Um beijo!!!