sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sábado - Dia de Esperança


Sábado, grego sabbaton, hebraico shãbath, tem em sua raiz o significado de cessação de atividade. Segundo o Dicionário VINE, “a idéia não é de relaxamento ou repouso, mas cessação de atividade”. A conotação com o descanso físico vem pelo fato de que a suspensão dos trabalhos proporciona descanso, e porque Deus destinou o sétimo dia não só para repouso e memorial do término de sua criação, mas como dia de culto, adoração e comunhão com Ele (Ex 16.27; 31.12-17).

A primeira referência bíblica sobre o sétimo dia está em Gênesis 2.2-3 que fala do descanso de Deus no shãbath. O “descanso” de Deus não quer dizer que Ele ficou cansado, mas que suspendeu sua atividade criadora. O princípio da criação do shãbath é destinar um dia ao repouso e ao exclusivo culto ao Senhor: “Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia será o sábado do descanso solene, santo ao Senhor” (Êx 31.15).

Deus estabeleceu o sábado como um dia para nos recordarmos de que o Senhor "fez os céus e a terra". O descanso sabático semanal nos une ao Criador que abençoou esse dia e o separou.

Quando Jesus viveu na terra, Ele aproveitava cada oportunidade para manter Sua comunhão com o Pai. Ele se beneficiava do descanso sabático para adorar a Deus, como Lucas nos diz:

"Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e NO DIA DE SÁBADO entrou na sinagoga, COMO ERA SEU COSTUME". Lucas 1:16

O sábado é um memorial da criação, e ao santificá-lo, erigimos um memorial ao nosso Criador. Suas horas sagradas oferecem uma maravilhosa oportunidade de entrarmos em contato com nossas origens ao observarmos o mundo criado por Deus. Quando foi a última vez que você ou sua família separaram tempo para realmente apreciar a silenciosa beleza de um jardim ou de uma fonte de águas? O sábado nos dá tempo para desfrutarmos do contato com Jesus e obtermos relances das maravilhas que Ele fez para nós.

Feliz Sábado!

2 comentários:

  1. felis sabado para voce tambem amiga querida,,
    linda post,passei para deixar um bitóca um abraço desejar-te um lindo final de semana
    bjs marlene

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente divinal o seu texto.
    Tenha um maravilhoso domingo e uma boa semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger