sexta-feira, 20 de abril de 2012

No Deserto da Vida


Andaram errantes pelo deserto, por ermos caminhos, sem achar cidade em que habitassem. Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma. Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Sl 107:4

Nos desertos onde durante a maior parte do ano a terra é árida e as temperaturas excessivamente altas, a chegada da chuva é um milagre que sustenta a vida de milhares de espécies de animais e plantas. Mas, em lugares tão pouco ou nada habitados por seres humanos, onde as condições não são nada favoráveis à vida, ainda sim pode-se ver o maravilhoso cuidado de Deus em enviar água a essas regiões através da chuva mantendo todo esse ecossistema.

Um detalhe interessante é que as espécies que vivem no deserto são dotadas de “mecanismos” que possibilitam a vida na escassez de água mas não anulam de forma alguma a necessidade da água, ou seja, mesmo que raramente, todas as espécies precisam que chova em algum momento. E isso sugere uma situação de dependência, em lugares que não recebem influência humana, animais e vegetais esperam pela chuva que precisa vir em algum momento para garantir a sobrevivência do ecossistema

De maneira bem mais simples, a Bíblia mostra que Deus criou os desertos bem como as milhares de espécies vegetais e animais que vivem nele, e que é Ele, o Criador, quem cuida e sustenta todo esse ecossistema. E ainda, existe um sentido para tudo isso... Seria bem mais simples se Deus fizesse brotar nascentes nos desertos resolvendo definitivamente o problema da falta de água mas o exemplo da vida no deserto é uma lição para o homem que mostra que apesar de talvez serem insignificantes todos os seres que vivem em lugares assim tão impróprios para vida, normalmente distantes e esquecidos pelas massas humanas, talvez lugares sem o menor valor, ainda sim Deus se importa, e cuida e sustenta cada minúsculo serzinho, cada pequeno arbusto, cada cacto, cada formiguinha, cada pássaro ou mamífero simplesmente porque dependem dEle e foi Ele quem os fez. E se Ele cuida assim da vida no deserto está nos dando uma prova de que podemos confiar nEle, e de que Ele se importa...

Quem num momento de sua vida ainda não passou pelo deserto?
Creio que não exista uma pessoa neste mundo que não tenha vivido esta experiência, em que você parece estar sózinho, a angústia do coração fazem as lágrimas rolarem pela face e você quase sem forças, começa a desfalecer.
O deserto dói, olhamos para os lados e não vemos Deus, sómente silêncio, parece que não ouvimos Deus, parece que não vemos nada à nossa frente, além do imenso deserto. Sentimos medo, solidão, falta de ânimo, nos sentimos frustrados, impotentes, quase nada.

Deus não nos trouxe ao deserto e nos deixou sozinhos. Não! Deus não para de agir na nossa vida só porque estamos no deserto. Ele nos conduz a ele, e sem Ele nunca chegaríamos ao final do deserto. O deserto é um período de tempo no qual Ele age em nós o tempo todo, embora muitas vezes não vejamos nada. O deserto não é um lugar onde os filhos de Deus saem derrotados, mas é um lugar de vitórias.

Deus usa esse métodos para:

Nós nos aproximarmos dEle : são nos momentos de dor que nos achegamos a Deus em oração sincera, autêntica e honesta. É entre lágrimas que aprendemos, a respeito de Deus, coisas as quais não aprenderíamos de outra forma.

É na escassez que conhecemos o Deus da provisão.
É na solidão que conhecemos o Deus Emanuel.
É na doença que conhecemos o Deus da cura.
É na impossibilidade que conhecemos o Deus do impossível

O deserto molda em nós o caráter e a força de Jesus.
Quando entendemos o significado, passamos, mas não permanecemos.  E isso nos faz entender a providência divina.

Creiamos que Deus proporcionou este deserto em nossa vida para restaurar algo que precisávamos ser restaurado para que a glória dele fluísse de maneira sobrenatural.

Um comentário:

  1. Que lindo!
    Quanta sabedoria nessa mensagem.
    Como é bom saber que passamos pelo deserto,mas não permanecemos... porque Deus está no comamdo de nossas vidas nos restaurando.
    Abraços minha querida!

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger